domingo, 29 de abril de 2012

Uma espécie de Nutella: Spread de chocolate e avelã

Quando tive a minha loja de chocolates fartei-me de procurar um bom  spread de chocolate artesanal para ter para oferecer aos clientes e também porque tinha uma fã incondicional de spread - a minha mãe . Encontrei alguns de marcas boas,  mas não  tão artesanais nem tão saborosos como imaginei. Agora, depois de anos sem pensar mais sobre o assunto, encontrei esta receita que adaptei, num livro  americano óptimo que comprei à pouco tempo. Falta-me agora oferecer um frasco a alguém:)...
















Para um frasco de 300ml usei:
2 chávenas de avelã em pó (ralei avelãs torradas e sem casca num robot de cozinha até ficarem em pó)
1 e 1/2 chávenas de açúcar em pó
6 colheres de sopa de cacau 100%puro em pó
1 colher de sopa de essência natural de baunilha
1 colher de sopa de óleo de amendoim 
6  colheres de sopa de óleo vegetal 
(idealmente deve ser feito com óleo de avelã mas pode ser substituído por não ser acessível à maioria das pessoas)


Preparação:
No robot   de cozinha, moer a avelã até ficar um pó (pode ser na bimby ou numa 123); deitar numa taça.Misturar com o açúcar em pó e o cacau; 
 Voltar a colocar a mistura para triturar mais uns minutos, juntar a baunilha e o óleo em fio até obter um creme espesso.
Este spread não fica completamente homogéneo e deve ser servido à temperatura ambiente.


Nota:  Guardar num frasco esterilizado no frigorífico. 
Atenção que antes de servir deve ser sempre deixado à temperatura ambiente e se for deve juntar-se juntar uma colher de chá de óleo.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Uma tarte do outro mundo: tarte merengada de chocolate

Em fins-de-semana de pouca luz, quando chega a hora da sesta e a casa fica calma, apetece cozinhar. Cozinhar para os amigos é para mim, dos pequenos-grandes prazeres da vida. Esta foi a sobremesa  que escolhipara o jantar, para os nossos amigos . (fotografada  mesmo ao fim da tarde antes de desenformar). A tarde foi boa, a partilha do jantar,  com certeza, ainda melhor. 













Para 6 amigos usei:
Base:
225g de bolachas digestivas
25g manteiga derretida

Recheio:
3 gemas (as claras aproveitam-se para o merengue)
50g açucar branco
50g de farinha maizena
600ml leite
100g  chocolate ( 70% pasta cacau)
Merengue
3 claras 
100g açucar branco
1⁄2 colher de chá de essência natural de baunilha
Preparação:
Pré aquecer o forno a 150º.
Colocar as bolachas num saco de plástico e esmagar com a ajuda do rolo da massa.Deitar para uma taça e juntar a manteiga derretida. Misturar. Pressionar a massa numa forma de fundo amovível formando a base da tarte. Refrigerar enquanto faz o recheio.
Para o recheio bater as gemas (reservando as claras) com  o açucar e a maizena até ficar espumoso. Num tacho aquecer o leite até estar quase a ferver. Juntar o leite em fio à mistura dos ovos (fora do lume)  enquanto bate até ficar tudo bem misturado. Colocar esta mistura novamente no lume muito brando para engrossar. Mexer constantemente.Não deixar ferver. retirar do lume e deitar o chocolate (que vai derreter por si nesta mistura que está quente).
Colocar o creme por cima da  base de bolacha e levar ao frio enquanto faz o merengue.
Para o merengue, bater as claras em castelo. Quando comelar a formar picos juntar o açucar aos poucos até ficar brilhante e consistente. Deitar a baunilha e envolver.
Espalhar o merengue por cima da tarte e levar a dourar em lume brando durante aproximadamente 30 minutos. Servir morno.