domingo, 10 de abril de 2011

Pavlova silvestre


 Anna Pavlova a célebre bailarina  russa homenageada com o nome deste bolo, dizia :O sucesso depende em grande parte de iniciativa pessoal e esforço, e não pode ser adquirido excepto à força de trabalho". 
De facto o sucesso na cozinha dá trabalho e implica esforço e paciência. Neste caso, a Pavlova só  saiu bem à 3ª tentativa. Mas, por isso mesmo,  foi a sobremesa que me trouxe maior satisfação. Finalmente  consegui. Quem provou gostou.



















Para 4 pessoas usei:
 Base de Merengue:
3 claras de ovo grandes
200g de açúcar  branco * refinado
2 colher de sopa de cacau puro 100% em pó
1 colher de chá de vinagre balsâmico

Cobertura:
125g de chocolate negro de boa qualidade mín. 70% cacau
125g de natas
1 colher de sobremesa de Licor de frutos silvestres (opcional)
2 caixas de framboesas frescas

Para acompanhar:
Gelado de baunilha q.b

Preparação:

Para a base, pré-aquecer o forno na temperatura  mínima (120º-140º)
Bater as claras em castelo bem firme (o recipiente não pode conter vestígios de gema ou casca de ovo e deve estar bem limpo e seco antes da preparação do merengue). Adicionar o açúcar aos poucos, uma colherada de cada vez, até obter uma consistência firme e brilhante. Este processo demora uns 6-8 minutos. Envolver o cacau e juntar o vinagre.
Num tabuleiro forrado com papel vegetal, colocar a massa do merengue perfazendo um círculo achatado de 25 cm aproximadamente.
Cozer em forno muito lento uma hora ou até estar com um  aspecto seco nas pontas e húmido no centro. (este bolo fica meio desmanchado mas é mesmo assim). Depois de cozido deixar arrefecer completamente no forno fechado.
Para a cobertura, ferver as natas num tacho e já  fora do lume, acrescentar o chocolate partido em pedaços, mexer até estar uma mistura homogénea. Juntar o licor. Deixar arrefecer um pouco e barrar o merengue com esta ganache. decorar com framboesas frescas.
Fica bem acompanhado com gelado de baunilha.

Sem comentários:

Enviar um comentário