Há quem ache que o gengibre é afrodisíaco. Um pretexto para as noites de verão...
Eu pelo menos tenho a certeza e garanto que a preparação desta receita se torna num momento de calma e relaxamento. A degustação, num prazer. Um contraste doce e picante.
Para encher uma bombonière usei:
500g de gengibre descascado
800g de açucar
água q.b
250g de chocolate negro (mín. 54% pasta cacau) temperado .
Preparação:
Cortar o gengibre em fatias. Colocar numa panela e cobrir de água. Deixar ferver, reduzir o lume e cozer durante dez minutos. Voltar a repetir este processo mais uma vez. Retirar do lume, escorrer. Voltar a colocar a panela ao lume com o açucar , 1 litro de água e o gengibre (que ja foi cozido). Cozinhar até atingir 103º, ou ponto de fio*. Retirar do lume e deixar arrefecer completamente o gengibre dentro da calda (eu costumo deixar toda a noite dentro da calda).
Quando está frio o gengibre é colocado numa rede para escorrer a calda. Deixar repousar uma hora.
Entretanto temperar o chocolate. Deitar as farripas de gengibre na taça do chocolate fluído e retirar com um garfo um a um colocando-os num tabuleiro forrado com papel vegetal. Deixar arrefecer à temperatura ambiente de 20º até solidificar ou no frigorífico para ser mais rápido.
Guardar num local seco e fresco durante um mês.
* Nota: O ponto de fio acha-se quando colocando uma gota de açúcar em calda entre os dedos - polegar e indicador (cuidado para não se queimar), e afastando-os, forma-se um fio sem grande resistência.
Esta receita do gengibre cristalizado pode ser usada sem chocolate para bolos ou outras utilizações.
1 comentário:
Adoro, faço muitas vezes gelado de chocolate com gengibre cristalizado adoro a combinação!!
Enviar um comentário