sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Combinação improvável: Doce de abóbora com especiarias e chocolate

O processo criativo na cozinha, como nas outras áreas,  passa por várias etapas, tem muito de treino e de trabalho, de fazer e desfazer até chegar a um resultado esperado. É assim que acontece e é assim que se pretende que seja.
 Mas às vezes...  sem se querer criar nada e só  por  mero acaso é possível conseguir um resultado interessante a partir de combinações mais ou menos prováveis.  Foi o que aconteceu. De uma combinação talvez menos provável, cheguei, por acaso, a esta  simpática receita.  E Tudo isto graças a uma mega abóbora, presente vindo da Lourinhã.














Para 4 frascos pequenos usei:


1,2kg de abóbora menina limpa e descascada
1kg de açúcar branco
1 pau de canela 

1 c de chá de canela em pó
2 cravinhos

1 cárdamomo
 sumo de 1/2 limão

1 raspa de limão
 sumo de 1 laranja

1 raspa de laranja
250g de chocolate  semi negro de boa qualidade (mín 50% pasta cacau)


Preparação:


Cortar a abóbora em pedaços. Num tacho, colocar a abóbora com todos os ingredientes com  excepção do chocolate. Deixar cozer uma hora em lume brando. 
Retirar do lume, fazer um puré com a varinha mágica. 
Voltar ao lume mais uns 15 minutos ou até formar ponto estrada ( Para saber se o doce  já está em ponto de estrada: colocar  um pouco de doce num prato e passar com o dedo. Se abrir uma estrada que não se feche de imediato, está pronto).
À parte derreter o chocolate no microondas, com cuidado para não queimar, juntar ao doce quente envolvendo com uma colher até ficar uma mistura homogénea.
Encher  até à borda os frascos de vidro previamente esterilizados* e bem secos com o doce. 
Pôr os frascos  de cabeça para baixo  uns 15 minutos para criarem vácuo  e  conservarem mais tempo. Depois de frios guardar no frigorífico.

Para esterilizar os frascos basta mergulhá-los dentro de água a ferver durante 10 minutos.

Sem comentários:

Enviar um comentário